Fundição de Areia

A técnica de fusão com cura a frio consiste no desenvolvimento de uma matriz – que pode ser produzida em madeira, isopor e alumínio – para servir de modelo na reprodução de cópias idênticas dos produtos. Isso ocorre com o preenchimento do modelo com uma mistura de areia e resina, conhecida como Pepset.

É um dos processos de fundição com melhor custo benefício e lead time. E se adequa a diversas necessidades de mercado.

Fusão de AREIA e seus benefícios

Escolher o processo de fusão em areia para fabricação de seus produtos representa diversos benefícios. Através de um único processo podemos obter vantagens como:

  • Excelente relação de custo-benefício;
  • Rapidez de fabricação;
  • Manufatura simplificada;
  • Fabricação em diferentes ligas e ligas especiais;
  • Boas propriedades mecânicas;
  • Redução ou até eliminação do processo e custo de Usinagem;
  • Capacidade de produção de peças de até 250kgs;
  • Redução de custos com ferramentas de fabricação.

Processo de Fabricação

Desenhos | Molde e Ferramental

O processo se inicia com a criação do produto em versão 3D – seguindo as necessidades de cada cliente – por nosso setor de Engenharia. Após a aprovação nossa equipe dá prosseguimento com o desenvolvimento do modelo e com os estudos de alimentação e contração.

Moldagem

O modelo é preenchido com areia pepset e já são previstos e inseridos: os canais de alimentação ou ataque (material cerâmico), os machos internos, os massalotes (material exotérmico) e os pinos guias – utilizados para garantir que não haverá deslocamento de tampa e fundo.

Produção de machos

Em casos de produtos com perfis internos, como canais, diâmetros, formas e etc é realizado o processo de fabricação de machos utilizando o mesmo conceito descrito na moldagem.

Desmoldagem | Fechamento

Após o tempo de cura o conteúdo do modelo é retirado através da desmoldagem. Vale lembrar que as peças são formadas por duas partes, tampa e fundo. O fechamento é feito com a utilização dos pinos guia, formando então o bolo de areia.

O conjunto montado permanece em descanso para que haja a evolução dos gases.

pintura

Pintura

Para garantir a integridade do bolo de areia é realizado a pintura com tinta de solvente volátil realizado, em seguida, a cura a fogo.

Fusão

O bolo de areia após esse período é disposto nas áreas de fusão para receberem o vazamento do metal líquido. A preparação das ligas é realizada seguindo rígidos critérios metalúrgicos e químicos.

Tratamento Térmico

Os principais objetivos do tratamento térmico das peças de aço fundido são refinar a granulação, destruindo a textura bruta ou dentrítica de fusão, típica desses materiais e eliminar as tensões internas causadas pelas diferentes velocidades de resfriamento. Frequentemente também, principalmente nos aços-liga – para melhorar as propriedades mecânicas, é a têmpera seguida do revenido.

Acabamento

Quando chegam ao acabamento são submetidas ao corte, para remoção dos canais de ataque e em seguida sofrem o jateamento de granalha de aço para remoção de resíduos. As peças são lixadas e encaminhadas para inspeção final.

Inspeção

Realizada por nossos inspetores as peças são verificadas em sua totalidade com rigor máximo para atender todas as normas de qualidade exigidas pelo cliente.

Simulação por Software

Utilizamos em nossa empresa o mais avançado software de simulação para o processo de fundição, o PROCAST® da ESI, onde temos resultados como velocidade de enchimento, solidificação, previsão de porosidades, como também o tamanho das mesmas, turbulências e saída de ar dos moldes.

Este software é baseado no método de elementos finitos garantindo máxima precisão em simulação do processo de fundição, atendendo os mais diversos processos como Coquilha, Centrifugação, Fundição em areia, processo de microfusão (Cera Perdida) entre outros.

Gostaria de maiores informações?