O aço inox é um tipo de aço que contém, pelo menos, 10.5% de cromo, garantindo, assim, uma composição química balanceada e com melhor resistência à corrosão.
A corrosão é a “inimiga” natural dos metais. Nos aços comuns, ocorre uma reação com o oxigênio do ar, o que forma uma camada superficial de óxido de ferro.
Essa camada é muito porosa e permite a contínua oxidação do aço, levando à corrosão, popularmente conhecida como ferrugem.
No aço inox há a formação de uma camada extremamente fina, estável, contínua e muito resistente, criada pela combinação do oxigênio do ar com o cromo do aço, protegendo o aço inox da corrosão do meio ambiente.
Quais são as principais características do aço inox?
Além da resistência à corrosão, o aço inox possui outras características importantes, como:
- Resistência mecânica adequada;
- Facilidade de limpeza;
- Baixa rugosidade superficial;
- Resistência a altas temperaturas;
- Baixo custo de manutenção;
- Material reciclável;
- Resistência a variações bruscas de temperatura;
- Material inerte;
- Acabamentos superficiais e formas variadas;
- Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0ºC).
Quais são os principais tipos de aço inox?
Austeníticos
São os maiores, tanto em termos de ligas, como de utilização. Eles não podem ser endurecidos por tratamentos térmicos, e por isso possuem o nível de carbono restrito.
Dependendo do teor de níquel adicionado a esse aço é possível ter uma resposta melhor ao trabalho a frio, com aumento da resistência mecânica – o que permite que ele seja usado em operações severas de conformação, evitando trincas e rupturas prematuras.
Em geral, os aços mais usados são do tipo 304, com 17% de cromo e 8% de níquel, que possuem excelente tenacidade, conformabilidade e ductibilidade.
Martensíticos
São similares aos aços carbonos e de baixa liga. Devido à adição do carbono, eles podem ser endurecidos e tem a resistência aumentada pelo tratamento térmico, da mesma maneira que os aços carbonos.
O principal elemento da liga é o cromo, com um teor entre 12 e 15%. Aumentando-se o teor de carbono, aumenta-se também o potencial de resistência e dureza, mas diminui-se a tenacidade e a ductibilidade.
Ferríticos
Possuem uma estrutura semelhante ao ferro puro em temperatura ambiente e o cromo se apresenta em teores que variam entre 11 e 17%. O teor de carbono é mantido baixo, o que resulta em um aço com uma limitada resistência mecânica.
Esses aços são do tipo baixo custo, mas apresentam limitada resistência à corrosão, e também limitação na conformabilidade, tenacidade, soldabilidade e ductilidade.
Endurecíveis por precipitação
Apresentam boa ductilidade e tenacidade, dependendo do tratamento térmico usado e sua resistência à corrosão é comparável ao do aço austenítico. Eles podem ser soldados com mais facilidade que o aço martensísticos comuns e são usados de forma ampla em aplicações aeroespaciais.
Duplex
Possuem uma estrutura mista de austenita e ferrita e, assim, possuem as características básicas de ambos. Eles são endurecíveis por processos térmicos, mas não são mais duros que os aços ferrítico e austenítico.
Esse tipo de aço inox pode ser usado em projetos com secções mais finas, porém sua principal vantagem é a maior resistência a corrosão sob tensão.
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